domingo, 4 de maio de 2025

Momento de reflexão.

*MOMENTO DE REFLEXÃO.*
Cada passo que damos hoje, por mais simples que pareça, constrói o amanhã que desejamos viver. 

Quando escolhemos transformar o próprio caminho em fonte de trabalho digno, fraternidade sincera e auxílio constante, semeamos a esperança que florescerá em conquistas verdadeiras. 

O bem que fazemos agora é a base sólida do futuro que estamos preparando para nossa alma, não esperemos circunstâncias perfeitas para servir e amar. 

Cada gesto de dedicação e cada esforço silencioso moldam o amanhã que almejamos, o presente é a oficina sagrada onde lapidamos a nossa luz e o nosso destino.

Meta do dia: Diante da queda e do erro, cultivar a esperança, como recurso sublime de reerguimento e melhoria moral.
Meta do mês: Desenvolver a esperança.
Ana Claudia Marques Fávaro.
Colaboradora.

sexta-feira, 2 de maio de 2025

Momento reforma íntima.


O BEM QUE PLANTAMOS HOJE, FLORESCERÁ AMANHÃ.

Não espere as condições perfeitas para agir com amor, fraternidade e esperança. 

Trabalhar com alegria, auxiliar com generosidade e manter viva a esperança são os pilares para o amanhã feliz que todos podemos construir, passo a passo.
Momento reforma íntima.

quinta-feira, 1 de maio de 2025

A Benção do Trabalho.

A BENÇÃO DO TRABALHO.
O trabalho é uma lei natural. Da mesma forma que a alimentação e o sono, ele é imprescindível para uma vida equilibrada e saudável.

A necessidade de laborar constitui um precioso auxiliar do progresso. Ao movimentar seu corpo e sua inteligência para atingir um objetivo, o homem aprimora-se.

No setor profissional a criatura vê-se obrigada a certas disciplinas que depois carreia para os demais setores de seu viver.

Em sua profissão, a pessoa precisa observar horários, ser gentil e cordata, acatar determinações dos superiores. Essa disciplina, com o tempo, burila os aspectos mais ásperos da personalidade.

A obediência gradualmente vai reduzindo o âmbito de atuação da vaidade e do orgulho. A pontualidade torna-se um saudável hábito, que evidencia respeito pelos semelhantes.

A gentileza, a princípio forçada, lentamente torna-se um modo de ser. A inteligência, ao concentrar-se na solução de específicos problemas, ganha novo brilho e expande-se.

Assim, sob os aspectos intelectual e moral, o trabalho é uma bênção. Mesmo quem possui fortuna, necessita trabalhar como um imperativo de equilíbrio.

É que o desempenho de um ofício dá ao homem a possibilidade de ser um elemento útil na sociedade. Essa sensação de utilidade faz bem ao ser humano, permitindo-lhe vislumbrar uma finalidade maior em sua existência.

Contudo, muitas pessoas consideram o trabalho como se fosse um castigo. O final de semana é aguardado como uma libertação, ao passo que a segunda-feira é amplamente lastimada.

A vida não possui como objetivo o descanso. Descansar de forma periódica e temporária é necessário para a restauração das forças.

Mas a finalidade da vida é o aperfeiçoamento contínuo, proporcionado pela utilização dos próprios talentos na construção de um mundo melhor.

Ao tornar-se inativo, todo organismo vivo tende para a decrepitude. O movimento e a atividade garantem a manutenção do vigor.

O problema é que muitos se equivocam na escolha de suas atividades. O trabalho não se destina somente a garantir a sobrevivência. Ele também deve proporcionar satisfação íntima.

É o que se dá quando alguém sabe que faz bem algo de que gosta e que possui utilidade para os outros. Mas mesmo quando não se ama a profissão exercida, é possível desempenhá-la com competência e boa vontade.

Basta que o profissional sinta que está fazendo sua parte na construção de um mundo melhor. Que ele vislumbre a importância do que faz para a harmonia do meio social em que se insere.

Assim, ame o seu trabalho. Considere-o uma bênção que o auxilia a ser melhor a cada dia.
Redação do Momento Espírita.

quarta-feira, 30 de abril de 2025

Confia sempre.

*CONFIA SEMPRE.*

Não percas a tua fé entre as sombras do mundo
Ainda que os teus pés estejam sangrando
Segue para a frente, erguendo-a por luz celeste
Acima de ti mesmo
Crê e trabalha
Esforça-te no bem
E espera com paciência
Tudo passa e tudo se renova na Terra
Mas o que vem do céu permanecerá

De todos os infelizes
Os mais desditosos são os que perderam a confiança em Deus e em si mesmos
Porque o maior infortúnio é sofrer a privação da fé
E prosseguir vivendo
Eleva, pois, o teu olhar e caminha
Luta e serve
Aprende e adianta-te
Brilha a alvorada além da noite
Hoje é possível
Que a tempestade te amarfanhe o coração
E te atormente o ideal
Aguilhoando-te com aflição
Ou ameaçando-te com a morte
Não te esqueças, porém
De que amanhã será outro dia
Meimei/ Chico Xavier.

terça-feira, 29 de abril de 2025

Reflexão.


REFLEXÃO.
Otimismo é estímulo para o trabalho, vigor para a luta, saúde para a doença das paisagens espirituais e luz para as densas trevas que se demoram em vitória momentânea.

Crie ânimo, tenha ânimo.  O ânimo é a fonte de uma vida feliz.

Medite.  A sua alma cresce toda vez que você cresce nos pensamentos.

O perdão alivia,  Quem perdoa livra-se de ingerir o veneno da mágoa.
Thereza Lima de Jesus.
Colaboradora.

segunda-feira, 28 de abril de 2025

O que mais sofremos no mundo.


O QUE MAIS SOFREMOS NO MUNDO:-
Não é a dificuldade. É o desânimo em superá-la.

Não é a provação. É o desespero diante do sofrimento.

Não é a doença. É o pavor de recebê-la.

Não é o parente infeliz. É a mágoa de tê-lo na equipe familiar.

Não é o fracasso. É a teimosia de não reconhecer os próprios erros.

Não é a ingratidão. É a incapacidade de amar sem egoísmo.

Não é a própria pequenez. É a revolta contra a superioridade dos outros.

Não é a injúria. É o orgulho ferido.

Não é a tentação. É a volúpia de experimentar lhe os alvitres.

Não é a velhice do corpo. É a paixão pelas aparências.

Como é fácil de perceber, na solução de qualquer problema, o pior problema é a carga de
aflição que criamos, desenvolvemos e sustentamos contra nós.        
No Livro:- Passos da Vida.
Albino Teixeira/Chico Xavier.

domingo, 27 de abril de 2025

Momento Reforma Íntima.

*MOMENTO REFORMA ÍNTIMA.*

"Dentro do conhecimento espírita não se pode conceituar Justiça divorciada da Bondade e da Misericórdia divinas." [Juvanir Borges de Souza]

A justiça divina é perfeita, nem todo mal é mal, onde se vê dor e sofrimento, veja-se oportunidade de redenção. 


As provações que batem à porta de cada um são consequências das suas atitudes de desamor para com o próximo e para consigo mesmo nesta ou em vidas anteriores.

Nada mais são do que a bondade divina em ação, dando aos homens a oportunidade de se redimirem, agindo e reagindo de forma amorosa apesar dos desafios que as circunstâncias apresentam. 

As lutas enfrentadas por todos são meios para a humanidade se educar moralmente, aquele que não busca sua elevação espiritual pelo amor, terá a dor por companheira. 

O caminho do amor é o ensinado e exemplificado pelo Cristo, aquele que deseja passar por este mundo com menos sofrimentos (não sem provas, porque a Terra é a escola da alma, mas com menos dores), basta optar por praticar o amor ao próximo. 

Aquele que desejar percorrer outros caminhos, não se assuste com as pedras e espinhos, eles estão lá para mostrar que pegou o caminho errado e que precisa repensar suas escolhas.
Meta do dia: repensar suas escolhas.
Meta do mês: desenvolver justiça, amor e caridade.
Ana Claudia Marques Fávaro
Colaboradora.

sexta-feira, 25 de abril de 2025

Misericórdia.

*MISERICÓRDIA*

Não aguardes a queda espetacular do próximo, nos despenhadeiros do crime ou do sofrimento, para exercer o dom da misericórdia que o Senhor cultivou em nossa fé.

Mais vale o amparo previdente na preservação do equilíbrio, que o remédio de efeito problemático no reajuste.

Não desperdices teus minutos, na expectação inoperante, exclamando à frente dos problemas difíceis:- Amanhã farei alguma coisa.- Depois, tentarei realizar.- Um dia chegará - Quando a oportunidade surgir...

Ataca, hoje mesmo, o serviço da fraternidade, para que a compaixão não seja em teu espírito um ornamento inútil, sê misericordioso para com os que te cercam.

Não te detenhas, portanto, não admitas que a incerteza ou o temor te imobilizem o passo.

Vale-te das horas e auxilia sempre, sem ostentação de virtude, sem reclamação, sem alarde, e a vida entesourará as tuas migalhas de amor, delas formando a tua riqueza imperecível na bem-aventurança espiritual.
No Livro *INSTRUMENTOS DO TEMPO*
Emmanuel/Chico Xavier
Magali Inês Brum.
Colaboradora.

quarta-feira, 23 de abril de 2025

Madalena.

*MADALENA.*
Disse-lhe Jesus: Maria!
Ela, voltando-se, exclamou: Mestre!
(João, 20.16)
Por que razões profundas deixaria o Divino Mestre tantas figuras mais próximas de sua vida para surgir aos olhos de Madalena, em primeiro lugar?

O gesto de Jesus é profundamente simbólico em sua essência divina. Dentre os vultos da Boa Nova, ninguém fez tanta violência a si mesmo, para seguir o Salvador, como a inesquecível obsidiada de Magdala.

Madalena conhecera o fundo amargo dos hábitos difíceis de serem extirpados, entretanto, bastou o encontro com o Cristo para abandonar tudo e seguir-lhe os passos, fiel até ao fim.

Com o seu gesto inesquecível, Jesus ratificou a lição de que a sua doutrina será, para todos os aprendizes e seguidores, o código de ouro das vidas transformadas para a glória do bem.

E ninguém, como Maria de Magdala, houvera transformado a sua vida, à luz do Evangelho redentor.
 No Livro:-*Caminho, Verdade e Vida.* 
Emmanuel /Chico Xavier

Gi Colaboradora.   

segunda-feira, 21 de abril de 2025

A Doutrina dos Espíritos.

*A DOUTRINA DOS ESPÍRITOS.*
Conhecer o espiritismo é uma honra que nem todos valorizam, porque, alguns, apressados em transformar o mundo sem a correspondente mudança interior, vilipendiam-no, combatem-no por meio dos atos, embora dizendo-se vinculados a doutrina, o que lamentarão mais tarde, quando realmente despertarem para a imortalidade na qual se encontram situados.

Que permaneçam irretocáveis os servidores de Jesus na luta auto iluminativa, esparzindo a doutrina espírita em toda a parte por intermédio do pensamento, das palavras e dos atos.
No Livro:- *Entrega-te a Deus.*
Joanna de Ângelis/Divaldo Franco.

sábado, 19 de abril de 2025

Presença de Jesus.

*PRESENÇA DE JESUS.*
Jesus está sempre ao teu lado, mesmo quando não solicitado.

Procura Identificá-lO como oportunidade de paz e de reconforto moral durante o trabalho árduo.

É possível que não te retire o sofrimento de que necessitas para seres feliz, no entanto, com certeza propiciará um clima psíquico de harmonia e de ventura.

Nada te afaste da presença de Jesus, as horas de júbilo, converte-as em bálsamo para outros que O desconhecem ou não O conseguem conectar.

Mantém o teu pensamento nas Suas lições e tudo se transformará par melhor.
No Livro:- *Seja Feliz Hoje.*
Joanna de Ângelis/Divaldo Franco.

quarta-feira, 16 de abril de 2025

A força viva do progresso.

*A FORÇA VIVA DO PROGRESSO.*
Progredir é inevitável. Quando e como será é decisão pessoal.

Sendo o progresso uma condição da natureza humana, não está no poder do homem a ele se opor. É uma força viva, cuja ação pode ser retardada, porém não anulada, por leis humanas más.

Quando estas se tornam incompatíveis com ele, despedaça-as juntamente com os que se esforcem por mantê-las.

Assim será, até que o homem tenha posto suas leis em concordância com a Justiça Divina, que quer que todos participem do bem e não a vigência de leis feitas pelo forte em detrimento do fraco.

Eis aí expressa a força viva do progresso. Podemos até retardá-la, criar-lhe embaraços. Contudo, jamais a poderemos anular. É Lei Divina.

Haverá dia em que tudo será vivo, como afirmou o artista. Haverá dia em que estaremos próximos de Deus e entenderemos tudo com mais clareza.

Redação do Momento Espírita.
Sobre a questão 781,do Livro dos Espíritos.
Allan Kardec

segunda-feira, 14 de abril de 2025

Devolução.


*DEVOLUÇÃO.*
Queres felicidade! ! Felicidade, porém, é uma construção a fazer, o alicerce está em ti mesmo.

Recorda:- Terás sempre o que deres de ti, o retorno é de lei, ainda mesmo que em migalhas, distribui a esperança e alegria.

Mesmo sofrendo, oferece um sorriso aos outros, tanto quanto puderes, faze os outros felizes.

Pouco a pouco terás centuplicadamente aquilo que semeias, não te esqueças:- felicidade é devolução.
Emmanuel/ Chico Xavier.

Doe Sangue

Doe Sangue