terça-feira, 19 de abril de 2022

Força criadora.

 


O amor é o poder criador mais vigoroso de que se tem notícia no mundo. Seu vigor é responsável pelas obras grandiosas da Humanidade.

Na raiz das realizações dignificadoras, duas circunstâncias propelem a criatura ao avanço iluminativo: a insatisfação sistemática do vaivém do gozo-cansaço, prazer-arrependimento, satisfação-frustração, que passa a considerar outras expressões de felicidade mais apropriadas com a paz, outras formas de bem-estar-amizade, serviço fraternal, interesse comunitário, propiciando o abandono paulatino dos velhos e arraigados hábitos para as novas experiências da solidariedade, do progresso do grupo social, da beleza.

O segundo instrumento propiciador do avanço é a reencarnação, na qual os impulsos de crescimento espiritual, após o cansaço nos patamares da perturbação, propelem para a vivência dos princípios morais e das transformações pessoais intransferíveis.

Nesse estágio central do amor, robustecem-se os impulsos de elevação e ele se irradia sem exigência, todo doação, semelhante a um perfume no ar, cuja origem permanece desconhecida.

A fase superior é assinalada pela paz íntima, que não necessita de retribuição, nem se debilita sob as chuvas da ingratidão.

Enternecedor, torna-se agente anônimo da felicidade dos outros, porque está enriquecido da Harmonia geradora de emoções sublimes, que dispensam o contato físico, a presença, a relação interpessoal.

A sua irradiação acalma, dulcifica, sustenta, porque se origina em Deus, a Fonte Geradora da Vida.

Redação do Jornal Mundo Maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe Sangue

Doe Sangue