quarta-feira, 30 de julho de 2025

Astúcia e criatividade.

*ASTÚCIA E CRIATIVIDADE.*

O instinto, por não possuir a faculdade de pensar, adquire e exterioriza a astúcia, que é um mecanismo através do qual consegue o que persegue.

Habilidade, perseverança, artimanhas fazem parte dessa manifestação que tipifica diversos animais entre os quais alguns seres humanos.

A mente astuta, anestesiada pela ilusão, nega-se à aceitação da realidade por temor de ver desmoronar o seu castelo de sonhos, e ter que se enfrentar despida das mentiras e comportamentos semelhantes.

Momento, porém, chega, no qual se rompe essa couraça constritora - o sofrimento, o amor, o conhecimento, a alegria legítima afloram, e surge, num parto feliz, a criatividade enriquecedora, equilibrada e tranquila, proporcionando saúde psicológica.

O ser criativo sai das situações menos felizes sem amarguras ou sequelas dos insucessos e desgostos experimentados, convertendo-os em lições de vida mediante a quais progride em tranquilidade.
No Livro:- *Amor, Imbatível Amor.*
Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco.

domingo, 27 de julho de 2025

Viver como as árvores.

*VIVER COMO AS ÁRVORES.*

Que bela seria a vida se todos pudéssemos ser generosos como as árvores. Da semente pequenina, emergiríamos para o mundo trazendo impresso em nós apenas o desejo de servir.

Observe: a árvore cresce e, em torno de si, espalha sombra, perfume e cor. Doadora. Em seu tronco adormecem os insetos, abrigam-se os animaizinhos. Por entre seus galhos, pássaros fazem suas casas.

Nascem flores em seus brotos. E o mundo se perfuma ao seu redor. Acolhedora. Gentis árvores, que estendem sombras aos que caminham sob sol forte, que oferecem frutos aos famintos, que alegram a existência de todos com suas cores.

A árvore não escolhe a quem presentear com suas dádivas. Não discrimina nem privilegia. Serve. A árvore segue o curso da natureza. Sempre produtiva e útil. Não se detém para reparar o que fazem os outros, não anota dificuldades. Prossegue.

Simples, precisa apenas de sol, água, ar e alimento. Nada exige. Cresce. E quando seus galhos se estendem em ramagens fortes, oferece-os para brincadeiras e divertimentos. Nela crianças fazem casas de brinquedo e balanços. Doa-se aos mais jovens. Concede.

A árvore oferece tudo e nada espera em troca. Submete-se mesmo àqueles que, para lhe retirarem os frutos maduros, atiram-lhe pedras. A seiva escorre do tronco ferido, mas ela... Ah, ela tolera. A árvore, de raízes fortes e profundas, mostra-se firme, apesar da força das tempestades. Resiste.

E se o velho tronco se mostra cheio de nós, apontando idade avançada, sempre há o frescor dos galhos novos, de brotos verdes-claros. Renova-se. Árvore cresce em toda parte, até em encostas de montanhas e em abismos perigosos. Mesmo em locais adversos, a árvore permanece imponente - sem perder a grandeza jamais. Forte.

Busca na terra escura, entre pequenos vermes, lodo e estrume, o material com que faz os frutos deliciosos que saciam a fome de tantos. Transformadora. E se é abatida pelo machado da impiedade, ainda assim se transmuda em móveis úteis, casas seguras e calor em lareiras acesas. Perdoa.

Silenciosa, a árvore cumpre sua trajetória. Deveríamos todos nós buscar nesse exemplo de generosidade, vindo da natureza, um roteiro de vida. Vale a pena viver assim: empenhado em ser útil, sem se deixar abater pelas tempestades emocionais, oferecendo dádivas a todos. Firme, dócil, generoso.

Lembre-se que hoje é mais um dia de sua vida, em que surgirão dezenas de oportunidades de servir alguém, de perdoar ao outro, de ser útil e gentil, simples e amoroso. Seja hoje como a árvore que se cobre de flores e frutos para que os outros sejam felizes.
                                              *   *   *
Nos quadros vivos da Terra, desde a sua formação, a árvore generosa é imagem da criação. É a vida em Deus que nos ama, que nos protege e nos cria, que fez a bênção da noite, e a bênção da luz do dia.

É santa irmã de Jesus essa árvore estremecida: se vive, palpita em Deus; se morre, transmite a vida.
*Redação do Momento Espírita.*

sexta-feira, 25 de julho de 2025

Instrução.

*INSTRUÇÃO.* 
Já se disse que duas asas conduzirão o espírito humano à presença de Deus. Uma chama-se Amor, a outra, Sabedoria.

Pelo amor, que, acima de tudo, é serviço aos semelhantes, a criatura se ilumina e aformoseia por dentro, emitindo, em favor dos outros, o reflexo de suas próprias virtudes; e, pela sabedoria, que começa na aquisição do conhecimento, recolhe a influência dos vanguardeiros do progresso, que lhe comunicam os reflexos da própria grandeza, impelindo-a para o Alto.

Através do amor valorizamo-nos para a vida. Através da sabedoria somos pela vida valorizados. Daí o imperativo de marcharem juntas a inteligência e a bondade.

Todos temos necessidade de instrução e de amor. Estudar e servir são rotas inevitáveis na obra de elevação.

Retrata-se Jesus nos livros dos apóstolos que lhe dilataram a obra, e temos no Evangelho um espelho cristalino em que o Mestre se reproduz, por divina reflexão, orientando a conduta humana para a construção do Reino de Deus entre as criaturas.

Conhecer é patrocinar a libertação de nós mesmos, colocando-nos a caminho de novos horizontes na vida.

Corre-nos, pois, o dever de estudar sempre, escolhendo o melhor para que as nossas ideias e exemplos reflitam as ideias e os exemplos dos paladinos da luz.
No livro:- *PENSAMENTO E VIDA.* 
Emmanuel/Chico Xavier.
Magali Inês Brum.
Colaboradora.

quarta-feira, 23 de julho de 2025

O Homem e a moral.

*O HOMEM E A MORAL.*
Moral é tudo que diz respeito ao aperfeiçoamento interior do homem.

Quanto maior o entendimento sobre a vida e suas razões, mais se conquista valores morais.

A conscientização e responsabilidade em relação ao próximo, são fatores relevantes para a elevação moral, pois a visão fraterna-solidária, modifica inclinações e tendências ainda na penumbra mental.

Ter consciência plena de que somos espíritos em evolução, é a força maior para a auto reforma, neutralizando sentimentos menos felizes do nosso campo vibratório.

Moral é a integração do bem à conscientização de que somos criaturas divinas, trabalhando em benefício da paz, igualdade e harmonia, visando a vida física e espiritual.

A prudência indica aprimorar a própria moral, sem avaliar a do próximo.
*Jornal Mundo Maior.*

domingo, 20 de julho de 2025

Doutoras.


DOUTORAS.
Certo dia, uma mulher chamada Anne foi renovar a sua carteira de motorista. Quando lhe perguntaram qual era a sua profissão, ela hesitou. Não sabia bem como se classificar.

O funcionário insistiu: O que eu pergunto é se tem um trabalho. Claro que tenho um trabalho, exclamou Anne. Sou mãe. Nós não consideramos isso um trabalho. Vou colocar dona de casa, disse o funcionário friamente.

Uma amiga sua, chamada Marta soube do ocorrido e ficou pensando a respeito por algum tempo. Num determinado dia, ela se encontrou numa situação idêntica. A pessoa que a atendeu era uma funcionária de carreira, segura, eficiente.

O formulário parecia enorme, interminável. A primeira pergunta foi: Qual é a sua ocupação? Marta pensou um pouco e sem saber bem como, respondeu:-

Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas. A funcionária fez uma pausa e Marta precisou repetir pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.

Depois de ter anotado tudo, a jovem ousou indagar: Posso perguntar, o que é que a senhora faz exatamente? Sem qualquer traço de agitação na voz, com muita calma, Marta explicou:-

Desenvolvo um programa a longo prazo, em laboratório e no campo experimental. Pensando na sua família, ela continuou: Sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos.

Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é em nível de catorze horas por dia, às vezes até vinte e quatro horas.

À medida que ia descrevendo suas responsabilidades, Marta notou o crescente tom de respeito na voz da funcionária, que preencheu todo o formulário com os dados fornecidos.

Quando voltou para casa, Marta foi recebida por sua equipe: uma menina com treze anos, outra com sete e outra com três anos. Subindo ao andar de cima da casa, ela pôde ouvir o seu mais novo projeto, um bebê de seis meses, testando uma nova tonalidade de voz.

Feliz, Marta tomou o bebê nos braços e pensou na glória da maternidade, com suas multiplicadas responsabilidades. E horas intermináveis de dedicação. Mãe, onde está meu sapato? Mãe, me ajuda a fazer a lição? Mãe, o bebê não para de chorar. Mãe, você me busca na escola?
                                                                     *   *   *
No mundo em que os títulos se fazem de importância, em que se exige sempre maior especialização, na área profissional, torne-se especialista na arte de amar.

Como excelente mestra, ensine aos seus filhos, através do seu exemplo, a insuperável arte de expressar sentimentos. Ensine a difícil arte de interpretação de choro de bebê e de secar lágrimas de adolescente.

Exemplifique a renúncia, a paciência e a diplomacia. E colha, vitoriosa, ao final de cada dia, os louros do seu esforço nos abraços dos seus filhos e na espontaneidade de suas manifestações de afeto.
Redação do Momento Espírita.

www.momento.com.br 

sexta-feira, 18 de julho de 2025

Melindres.

*MELINDRES.*

Não permitas que suscetibilidades lhe conturbem o coração. Dê aos outros a liberdade de pensar, tanto quanto você é livre para pensar como deseja.

Cada pessoa vê os problemas da vida em ângulo diferente. Muitas vezes, uma opinião diversa da sua pode ser de grande auxílio em sua experiência ou negócio, se você se dispuser a estudá-la.

Melindres arrasam as melhores plantações de amizade. Quem reclama agrava as dificuldades, não cultive ressentimentos. melindrar-se é um modo de perder as melhores situações.

Não se aborreça, coopere, quem vive de se ferir, acaba na condição de espinheiro.
No Livro:- *Sinal Verde.*
André Luiz/Chico Xavier. 

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Reações.

*REAÇÕES*
Mediante a realidade de que daremos conta de nós próprios às Leis do Universo, importa reconhecer que os acontecimentos que nos sobrevenham não são para nós as coisas mais importantes da existência, e sim as nossas reações diante delas.

Através das circunstâncias, a vida traça as lições de que carecemos. À vista disso, na sucessão dos dias sempre renovados, somos impelidos aos testemunhos de nosso aproveitamento dos valores recebidos na fase da encarnação.

Em face do problema, considera, de quando em quando, a própria estrada percorrida. Que fazes dos sucessos e dos insucessos que te interessam à personalidade? Que realizas com o reconforto?

Como ages à frente da colaboração dos amigos e da hostilidade dos inimigos? Em que transformas aquilo que és, o que tens, o que recebes, o que sabes e o que desfrutas? Ponderemos sobre isso, enquanto se nos garantem, dos Planos Superiores, as oportunidades da permanência na Terra. 

Afirma a Divina Escritura que: “a cada um será dado segundo suas obras”, o que, no fundo, equivale a dizer-se que as reações dos homens perante a vida é que decidirão sobre o destino de cada qual.
Do livro *ALMA e CORAÇÃO.*
Emmanuel/Chico Xavier. 
Magali Inês Brum.
Colaboradora.

domingo, 13 de julho de 2025

Piedade.

*PIEDADE.*
Sem a piedade das mães que morrem, renunciando a si mesmas, não conheceríamos o conforto do lar;

-sem a piedade dos que ensinam, humilhando tanta vez a si próprios, a ignorância seria noite invencível;

-e, sem a piedade do amor fraterno, que perdoa sem condições, o ódio entre as criaturas seria qual veneno volante e destruidor.

PIEDADE! PIEDADE!...
Guarda-a contigo no coração e no cérebro, para que o sentimento e a ideia te plasmem, onde estiveres, a palavra que reanime e que ajude, conserva-a limpa em tuas atitudes e em tuas mãos, para que o trabalho que verte do roteiro, seja benção a clarear-te o caminho.

Recorda-te de que não prescindes da piedade que regenera e levanta, afim de que, ofertando-a hoje, possas recebê-la amanhã no dia da tua dor.

Usando-a por água pura da vida, em todos os momentos, lembra-te de que a terra, generosa e fecunda, revela, em toda parte, a Compaixão de Deus.
No Livro:- *Mais Perto.*
Emmanuel/Chico Xavier.

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Tempo de Renovação.

*TEMPO DE RENOVAÇÃO.*
A pessoa que se alimenta de tranquilidade é estável e harmoniosa, sempre afável e útil, pois que aprendeu com Jesus a viver solidária com o universo.

Muitas vezes é frágil na aparência, mas resistente nas ações e perseverante nos objetivos abraçados.

O seu é um entusiasmo sereno e vigoroso que ajuda a manter o mesmo clima de alegria, seja nos momentos de triunfo ou naqueles de sofrimento.

O importante é não deixar de porfiar, aguardando o instante próprio para dar prosseguimento ao programa que se dedica.

Encontrou em Jesus a segurança que antes lhe faltava e, por isso mesmo, reconhece que esse é o seu momento de renovação interior e de aquisição da felicidade real.
No Livro:- *Liberta-te do mal.*
Joanna de Ângelis/Divaldo Franco.

domingo, 6 de julho de 2025

Discussões.

*
DISCUSSÕES.* 
Hora de aborrecimento ou desagrado – tempo de silêncio e de oração, esclarecer, analisar, observar, anotar, mas toda vez que o azedume apareça, mesmo de longe, deixar a conversação ou o entendimento para depois.

Sempre que nos adentramos na irritação, a tomada de nosso pensamento se liga, de imediato, para as áreas da perturbação ou da sombra.

Então, a palavra se nos debita na conta do arrependimento, porque facilmente exageramos impressões, esposamos falsos julgamentos, provocamos reações negativas ou magoamos alguém sem querer.

O pior de tudo isso é que as rupturas nas relações harmoniosas do lar ou do grupo fraterno principiam de bagatelas semelhantes às brechas diminutas pelas quais se desmoronam vigorosas represas, criando as calamidades da inundação.

Saibamos tolerar os dissabores e contratempos da vida, arredando-os do cotidiano, como quem purifica um campo minado.

Há quem diga que da discussão nasce a luz. É provável seja ela, em muitos casos, um fator de discernimento, quando manejada por espíritos de elevada compreensão; no entanto, em muitos outros, nada mais faz que apoiar a discórdia e apagar a luz.
Do livro:-*ALMA e CORAÇÃO.* 
Emmanuel/Chico Xavier.
Magali Inês Brum.
Colaboradora. 

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Sementes de Luz.

*SEMENTES DE LUZ.*
Onde quer que te encontres, semeia e semeia luz, mediante as palavras e o comportamento saudáveis.

Entretanto, se não puderes fazê-lo exteriormente, em razão dos impedimentos complexos, semeia pelo pensamento, esparzindo alegria de vida sã, de afetividade desinteressada.

Vive de tal forma que te encontres perfeitamente em sintonia com as bençãos de Deus onde te encontres e diante do que faças, até poderes afirmar um dia, conforme Jesus elucidou: -Eu e o Pai somos um...
No Livro:- *Entrega-te a Deus.*
Joanna de Ângelis/ Divaldo Franco.

Doe Sangue

Doe Sangue