terça-feira, 25 de julho de 2017

Ética, urgentemente !

Ética é a parte da filosofia que estuda os valores morais e os princípios ideais de conduta humana.
Enquanto a moral diz o que fazer, a ética ensina como viver, ambas tendo como objetivo maior a felicidade do indivíduo.
Aristóteles entendia que todas as coisas tendem para o bem, isto é, o bem é a finalidade de todas as coisas. A ética, neste contexto, é o caminho para alcançar este bem maior.
O bem leva cada indivíduo a ser capaz de viver com os outros.
A ética, no campo individual, prepara terreno para a política, no campo coletivo.
Para Aristóteles, a finalidade da política é a busca do bem de todos os homens. E qual é esse bem? A felicidade. Felicidade não como um sentimento passageiro, que se instala e vai embora, ao contrário, é obra de uma vida inteira.
O homem é o único animal ético que existe. Essa consciência ética nele existe em potencial, aguardando que seja desenvolvida mediante e após o auto descobrimento, a aquisição de valores e virtudes.
Sem ética o homem apresenta conflitos que o atormentam, dificultando-lhe discernir entre o certo e o errado, o bem e o mal, o bom e o pernicioso.
Ainda dominado pelo egocentrismo da infância, de que não se libertou, pensa que o mundo existe para que ele o desfrute, e as pessoas para que o sirvam, disputando e tomando à força, o que supõe lhe pertencer.
Uma conduta ética, por sua vez, permite que ele busque sua felicidade jamais prejudicando a felicidade dos outros.
Uma conduta ética permite que tenha a liberdade de não precisar esconder nada de ninguém, de fazer o certo mesmo que ninguém esteja olhando ou julgando.
Aprendemos que as leis de Deus se encontram inscritas na consciência do homem. As leis são o código moral. A vida ética é aquela que lhe permite viver em paz com sua consciência.
*   *   *
Precisamos de ética, urgentemente.
A vida feliz não está na busca dos prazeres materiais, mas na conquista das virtudes da alma, que nos permitem viver em harmonia conosco mesmos e com o próximo.
Certo e errado são apenas direções que nos apontam para a felicidade ou para longe dela.
Na vida de relação, o respeito à felicidade alheia promove, indiretamente, a obtenção da nossa própria.
A vida ética é mais simples. A vida sem ética é complexa, repleta de segredos, de aflições, de expectativas e receios.
Tudo se torna frágil. A mentira pode ser descoberta. Os segredos podem ser revelados. Podemos ser desmascarados a qualquer momento.
Só vive em paz consigo mesmo e com o mundo quem é ético.
Precisamos de ética, urgentemente. E ética se ensina e se aprende, essencialmente, através do exemplo e desde quando estamos no ventre materno.
Assim, aqueles que somos pais, não nos preocupemos apenas com o mundo que estamos deixando para nossos filhos mas, principalmente, com os filhos que estamos deixando para o mundo.
Se queremos representantes e administradores mais éticos, eduquemos aqueles que logo mais estarão nessas importantes posições.
Se queremos uma sociedade, um país mais ético, comecemos por nós mesmos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Doe Sangue

Doe Sangue