domingo, 28 de setembro de 2025

Resposta em Jesus.

*RESPOSTA EM JESUS.*

Recorda que todos os desafios do mal devem encontrar no campo de nossas almas a resposta em Jesus:-

Para o sarcasmo a resposta é caridade em forma de silêncio; Para a calúnia a resposta é caridade em forma de perdão.

Para o egoísmo a resposta é caridade em forma de renúncia; Para o fanatismo a resposta é caridade em forma de tolerância.

Para a ingratidão a resposta é caridade em forma de esquecimento; Para a preguiça a resposta é caridade em forma de trabalho.

Para a tentação a resposta é caridade em forma de resistência; Para a ignorância a resposta é caridade em forma de educação

Para a violência a resposta é caridade em forma de brandura; Para o crime a resposta é caridade em forma de socorro às vítimas da delinquência.

Para as trevas a resposta é caridade em forma de luz; Para todos os processos de atividade inferior a resposta é caridade em forma de auxílio à criação do melhor.

Em qualquer problema no caminho da vida, a resposta cristã será sempre desfazer a força do mal pela força do Bem.
No livro:- *PERANTE JESUS* Emmanuel/Chico Xavier.
Magali Inês Brum - Colaboradora.

sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Riscos e deveres.

*RISCOS E DEVERES.*
Alguns companheiros terão aderido à aventura e ao desequilíbrio.

A tentação de acompanhá-los talvez te visite o pensamento, mas em verdade, terá soado o instante de oração, no qual decerto precisarás recorrer à própria fé, para que permaneças fiel aos compromissos assumidos.

Salientamos a expansão do pessimismo e do desespero, entretanto, é razoável indagar de nós mesmos qual é a nossa contribuição para que semelhantes calamidades se façam extintas.

Compreensível a nossa perplexidade diante de certas manifestações de violência nas paisagens sociais da vida moderna, mas não nos será lícito esquecer que nos achamos todos na hora de mais intensivamente compreender e mais servir.
No Livro:- *PACIÊNCIA.*
Emmanuel/Chico Xavier.

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Remuneração Espiritual.

*REMUNERAÇÃO ESPIRITUAL.*
“ O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.” — PAULO (2 Timóteo, 2.6)

Além do salário amoedado, o trabalho se faz invariavelmente, seguido de remuneração espiritual respectiva, da qual salientamos alguns dos itens mais significativos:-

Acende a luz da experiência; ensina-nos a conhecer as dificuldades e problemas do próximo, induzindo-nos, por isso mesmo, a respeitá-lo;
promove a autoeducação; desenvolve a criatividade e a noção de valor do tempo.

Imuniza contra os perigos da aventura e do tédio; estabelece apreço em nossa área de ação; dilata o entendimento; amplia-nos o campo das relações afetivas; atrai simpatia e colaboração; extingue, a pouco e pouco, as tendências inferiores que ainda estejamos trazendo de existências passadas. 

Quando o trabalho, no entanto, se transforma em prazer de servir, surge o ponto mais importante da remuneração espiritual:- Toda vez que a Justiça Divina nos procura no endereço exato para execução das sentenças que lavramos contra nós próprios, segundo as leis de causa e efeito, se nos encontra em serviço ao próximo, manda a Divina Misericórdia que a execução seja suspensa, por tempo indeterminado.

Reflitamos nisso e concluamos que trabalhar e servir, em qualquer parte, ser-nos-ão sempre apoio constante e promoção à Vida Melhor.
No livro *PERANTE JESUS*
Emmanuel/Chico Xavier.
Magali Inês Brum/ Colaboradora.

domingo, 21 de setembro de 2025

Errata.

*ERRATA.*
Errata é uma ferramenta valiosa para compensar algum escorregão que passou pelo processo de impressão.

Pensando em nossa vida, nos indagamos se não seria interessante que pudéssemos fazer algumas erratas.

Algumas pessoas dizem que na vida as coisas não acontecem assim, que não dá para ficar elaborando errata a cada falha cometida.

Elas têm razão, pois algumas das nossas falhas somente as percebemos quando é tarde demais, quando não se pode mais fazer o ajuste.
                                                                 *   *   *
Errata – ferramenta valiosa, mas não disponível em todos os lances da nossa vida. Com certeza, teremos possibilidade de pedir perdão, de solicitar desculpas, de reparar faltas cometidas. Mas, nem todas.

Por vezes, a pessoa já se foi, o tempo é outro, a distância se faz imensa. Por tudo isso, invistamos na vida, no amor, nos relacionamentos.

Não aguardemos que o tempo se escoe e que a errata somente possa ser feita, em nova impressão, ou seja, em uma nova reencarnação, como uma obra reeditada, revista e corrigida.
*Redação do Momento Espírita.*
www.momento.com.br

sexta-feira, 19 de setembro de 2025

A obra maior.


*A OBRA MAIOR.*
Todos os serviços do Cristianismo na Terra são plantações do Céu no escuro solo humano, fecundando o bem e a luz na gleba da experiência.

A escola é um foco solar, despertando mentes e corações para a grandeza da vida. O hospital é precioso refúgio, plasmando nas almas a bênção do reconforto.

O berçário é um canteiro de ternura, irradiando alegria e esperança. A casa de reajuste é um templo de amor fraterno, estendendo a paz que afasta o desequilíbrio.

O lar é um santuário de trabalho e consolo em que as almas se reencontram. Em todos os escaninhos do mundo, a influência cristã significa solidariedade e cultura, mensagem de entendimento e bálsamo de perdão.

A obra maior do Evangelho, porém, é o aperfeiçoamento da criatura, quando a criatura lhe assimila os princípios de reforma e elevação. A alma ligada ao Cristo é flama renovadora atuando no chão, embora vivendo na luz do amor.

Alma restaurada é base à restauração humana. Deixa que as Mãos Sábias de Jesus te tomem o coração, aprimorando-te os impulsos e, ainda mesmo que te pareça a existência terrestre um império de tribulações, guarda a certeza de que o Cristo em nós é a obra maior a que será justo aspirarmos no campo da redenção.
No livro *NASCER E RENASCER*
Emmanuel/Chico Xavier.

quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Negócios.

*NEGÓCIOS.*
Ganhar a vida já não é suficiente, o trabalho tem que nos permitir vivê-la também.

A frase é daquele que é considerado o Pai da Administração Moderna – Peter Drucker – e revela uma verdade preciosa para os dias de hoje. A profissão tem como função principal nos fazer peça útil na sociedade e, também, nos propiciar o ganha-pão.

A reflexão de Drucker nos convida a pensar: De que adianta ganhar a vida, ter o meio de sustento, ter riqueza, se não consigo “usufruir” disso tudo para meu benefício?

O trabalho tem que nos permitir viver a vida. Ele não pode nos escravizar numa teia de compromissos, responsabilidades, sem nos deixar sequer respirar o ar de uma bela manhã.

Se nos transformamos nos chamados workaholics( viciados em trabalho), perdemos o foco verdadeiro da encarnação, trocando os meios pelos fins.

Sim, a profissão, o trabalho, tudo isso são meios. Meio de subsistência, meio de crescimento intelectual, meio de ser útil.

Temos que dar a cada coisa seu devido valor. E o mundo dos negócios não pode ser mais importante do que a família, do que a saúde de nosso corpo e de nosso Espírito.

Se você percebe que a vida tem lhe carregado para esse caminho, pare, pense, reflita, reprograme tudo enquanto há tempo.
                                                                                     ****
Do Eclesiastes do Antigo Testamento Bíblico retiramos:- *Melhor é um punhado com descanso, do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.*

Pense se realmente vale a pena tanta aflição, tanto desespero, tantas horas de tensão, apenas por questões puramente materiais.

Não podemos deixar de trabalhar, é certo, mas quem sabe possamos deixar o trabalho mais leve, menos extenuante, menos neurótico, permitindo que vivamos a vida em abundância.
*Redação do Momento Espírita.*
www.momento.com.br

domingo, 14 de setembro de 2025

Aprender e retificar.

*APRENDER E RETIFICAR.*
Não há experiência sem preço, tudo na vida corresponde a certo resultado. Por isso mesmo, conhecemos no mundo o verbo aprender e o verbo retificar.

A escolha determina o trabalho. O trabalho mede as qualidades do espírito.

Um homem demandará um diploma universitário que lhe confira direito ao exercício nessa ou naquela profissão liberal. Com semelhante desígnio, porém, não atinge a meta à custa de expectação e votos ardentes.

O programa a concretizar-se requer estudo, com larga despesa de atividade e atenção. Anos a fio são gastos naturalmente em disciplina, até que a láurea lhe consagre a tarefa. É isso verdadeiramente aprender.

Mas, se o profissional abusa do título conquistado para ferir os outros, é justo assuma compromissos perante a vida que somente no labor da expiação conseguirá redimir. Temos aqui o reajuste em ação, compelindo a criatura a genuíno retificar.

Refazimento é reequilíbrio. Toda educação pede renúncia e todo aprimoramento roga serviço. A paz verdadeira nunca foi prêmio à ociosidade. Todas as grandes realizações clamam por grandes lutas.

Em razão disso, se é certo que ressarciremos com mais trabalho os benefícios da vida de que estejamos abusando, é preciso saibamos escolher, com determinação e firmeza, o caminho do esforço máximo na exaltação do bem, a fim de que sejamos considerados, perante a Lei, na condição de operários fiéis ao salário da Eterna Luz.

No livro *Nascer e Renascer.* Emmanuel/Chico Xavier.
Magali Inês Brum/Colaboradora.

sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Amor de plenitude

*AMOR DE PLENITUDE.*
A síntese proposta por Jesus em torno do amor é das mais belas psicoterapias que se conhecem:- *Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo,* em uma trilogia harmônica.

Diante, portanto, de qualquer situação, é necessário amar. Desamado, deve-se amar. Perseguido, é preciso amar. Odiado, torna-se indispensável amar.

Algemado a qualquer paixão corrompida, a libertação vem pelo amor. Quando se ama, é-se livre. Quando se ama, é-se saudável. Quando se ama, desperta-se para a plenitude.

Quando se ama, rompem-se as couraças e os anéis que envolvem o corpo, e o Espírito se movimenta, produzindo vida e renovação interior.

O amor é luz na escuridão dos sentimentos tumultuados, apontando o rumo. O amor é benção que luariza as dores morais. O amor proporciona paz. O amor é estímulo permanente.

Desse modo, através do amor, imbatível amor, o ser se espiritualiza e avança na direção do infinito, plenamente realizado, totalmente saudável, portanto, feliz.
No Livro:- *Amor, Imbatível Amor.*
Joanna de Ângelis/Divaldo Franco.

quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Auto reforma.

*AUTO REFORMA.*
Todo ser humano almeja o melhor para si e, à medida que vai superando o seu egoísmo, também busca o melhor para o seu semelhante. Mas, o que é “o melhor” para nós, espíritos encarnados que somos? 

Alguns poderão dizer que é ter saúde, uma boa situação financeira, amigos, lazer, etc. Se, para sermos felizes, bastassem esses itens, por que quando estamos com saúde, temos o conforto material e amigos, ainda assim sentimos muitas vezes aquele vazio, aquela sensação de que nos falta algo?

Quando buscamos melhorar nossas atitudes, colocando em prática os ensinamentos da Doutrina de Jesus, podemos passar por situações conflitivas, imaginando muitas vezes estarmos regredindo ao invés de melhorarmos. Sempre que fizemos reformas, num primeiro momento, há transtornos e desordens, para depois organizarmos tudo em seu devido lugar.

O hábito da boa leitura, da meditação, da prece, auxilia na busca da harmonia necessária para a transformação interior.

Reforma íntima é nos amarmos, mesmo com nossas imperfeições e, em nome desse amor, nos melhorarmos; é ver no inimigo, não um adversário cruel, mas um irmão que nos oportuniza o perdão e a tolerância; é sentir em cada detalhe da natureza um presente de Deus, que nos demonstra o seu amor a cada novo dia de oportunidades, convidando-nos a trabalhar para nosso aperfeiçoamento espiritual.
*Jornal Mundo Maior.*

domingo, 7 de setembro de 2025

Brasil de Todos Nós.

*BRASIL DE TODOS NÓS.*
Há de chegar um tempo em que o Brasil de todos nós será um país de paz. Um país onde não haja a miséria de recursos amoedados, nem a ignorância das letras.

Onde todos trabalhem e haja trabalho para todos. Os que não necessitem dos valores salariais, trabalhem pelo bem geral, em voluntariado de amor.

Há de chegar um tempo em que derrubaremos os muros dos quintais, não mais cultivando o medo. E abraçaremos o vizinho como um irmão.

Um tempo onde as crianças voltem a correr pelos parques, nos dias de sol. Crianças que possam ir e vir das escolas, sozinhas ou em grupos, enchendo as ruas de risos, corridas, alegria.

Ah, Brasil, como te desejo grande! Maior do que teu território. Um Brasil sem fronteiras internas, onde os filhos do Norte e os do Sul falem a mesma linguagem, a do bem.

Onde os sotaques, os regionalismos sejam preservados, como essa diversidade sadia, característica do grande mundo de Deus.

Mas onde o idioma único seja o da fraternidade. Irmãos do Leste e do Oeste trabalhando pela mesma grandeza da nação.

Haverá de chegar um tempo, que pode ser já, se você e eu começarmos hoje a estender a mão ao vizinho e o saudar com um Bom dia, amigo!

Um tempo em que os estádios ficarão lotados com pessoas cujo objetivo é assistir um bom jogo de futebol. Um jogo onde o importante não será quem leve a taça, mas aquele que demonstre a mais apurada técnica, a melhor habilidade e a mais fina ética.

Um tempo em que as salas de teatro se abram para todos, crianças, jovens, adultos, idosos para assistir o drama e a tragédia em elaboradas peças. Assistir o cômico, rindo com prazer.

Também para ouvir a música dos imortais, o cancioneiro popular, as baladas do coração. Haverá de chegar um tempo em que música também se ouvirá nas praças, nos parques, nas estações de trem, nos terminais de ônibus.

Então, em vez de ansiedade e preocupação, a alma se extasiará com a harmonia das notas, em escalas crescentes e decrescentes, com as melodias compostas com a mais delicada sensibilidade.

Quisera que esse dia chegasse logo para não mais ver lágrimas de mães pranteando filhos prisioneiros, mas sim deixando escorrer o pranto da emoção pelas conquistas dos seus rebentos.

Quisera que esse dia chegasse logo para ver mais sorrisos e menos dores; mais justiça e menos demagogia.

Quisera que esse dia chegasse logo para, no Dia da Pátria, contemplar com emoção o pavilhão nacional tremular ao vento, mostrando suas cores, com especial destaque para o branco da paz.

E, então, cantar o Hino Pátrio com todo vigor:-Terra adorada, entre outras mil, És tu, Brasil, ó pátria amada! Dos filhos deste solo, és mãe gentil, Pátria amada, Brasil!
*Redação do Momento Espírita.*                            
www.momento.com.br

Doe Sangue

Doe Sangue